Tudy Vieira

4 estratégias de motivação para equipe de trabalho

4 estratégias de motivação para equipe de trabalho

Estou constantemente falando por aqui no blog sobre a necessidade de manter sua equipe motivada. Mas, afinal de contas, como fazer isso? Existem muitas maneiras de manter a motivação elevada, mas neste artigo apresentarei quatro estratégias básicas que podem ser aplicadas na grande maioria das empresas.

A motivação é a temperatura emocional coletiva de uma equipe, ela representará a atitude, a confiança e a perspectiva dos seus colaboradores para o futuro. Quando a motivação no trabalho está alta, seus funcionários se sentem mais engajados e performam melhor.

Da mesma forma, quando falta motivação, as consequências são negativas; a produtividade cai e a qualidade também deixa a desejar, prejudicando o rendimento geral da empresa.

Quer saber como investir na motivação da equipe? Você pode dar um empurrãozinho, vez ou outra, com as dicas que separei para você. Continue lendo e aproveite!

Motivação no trabalho: o que fazer?

Feedbacks

Seus colaboradores querem ser reconhecidos! Se você quer uma equipe motivada, precisa direcioná-los e comemorar quando eles acertam. Não se sentir apreciados é a receita certa para a desmotivação da equipe.

Já falamos aqui no blog sobre a cultura de feedbacks, onde dei dicas de como fazer isso da melhor maneira possível, então não deixe de conferir esse especial.

Mas por enquanto, tenha em mente que um agradecimento pode mudar tudo. Combine de fazer reuniões semanais e inicie a conversa reconhecendo algo que cada um dos membros fez durante a semana. Se precisar fazer uma crítica, mostre que você não observou apenas os erros.

Proporcione autonomia no trabalho

Todo ser humano é autônomo por natureza; no entanto, por conta de ambientes rígidos e disciplinados, acabamos condicionados a aceitar a falta da autonomia. Segundo o autor Daniel H. Pink, para que essa característica seja restabelecida, precisamos considerar quatro fundamentos: tarefas, tempo, técnica e equipe.

Encontre uma maneira de permitir que parte pelo menos das tarefas sejam escolhidas pelo funcionário, de maneira que, em 20% do tempo, o colaborador desenvolva um projeto que o motive.

Sobre o tempo, o autor estabelece que o ambiente deve ser focado apenas em resultados, ou seja, no trabalho propriamente dito, e não no tempo necessário para cumpri-lo. O mesmo vale para a técnica, ou seja, pela forma como o resultado será atingido.

E por último, os colaboradores trabalham melhor quando a equipe é escolhida por eles. É compreensível que nem todas as tarefas possam ocorrer desta maneira, mas de vez em quando isso não será um problema.

Invista em treinamentos

Uma maneira de manter a sua equipe motivada é mostrar que você pensa no futuro dela, para além da sua empresa. O crescimento dos seus funcionários é o crescimento da sua empresa, aqueles que não entendem isso tendem a estagnar o desenvolvimento dos negócios.

O investimento em cursos e treinamentos precisa ter um objetivo e deve envolver todos do setor. Apenas cuidado para não tornar a experiência chata e cansativa. Procure por opções que agradem seus colaboradores e aproveite técnicas fora do comum, como a gamificação, por exemplo.

Estimule a participação da equipe

Uma ótima maneira para aumentar a motivação no trabalho é abrir espaço para que a sua equipe se expresse. Seja com relação ao que eles acreditam que deve melhorar nos processos internos, ou com relação às ideias e sugestões sobre caminhos externos que a empresa pode tomar.

Tenha um espaço para que todos aqueles que fazem parte do grupo se sintam confortáveis para opinar, mostre que a empresa é colaborativa.

Livro Motivação 3.0 de Daniel H. Pink

Estamos chegando ao fim, mas antes, gostaria de fazer uma indicação. O livro Motivação 3.0 foi escrito por Daniel H. Pink, autor citado no segundo item de dicas. Este é um dos meus livros preferidos quando o assunto é equipe motivada e engajada.

Este livro nos ensina que a motivação é algo da natureza humana, mas para ativá-la, é necessário adaptar-se a certas circunstâncias, visto que o perfil comportamental de cada colaborador é um grande fator. Ele também nos ensina três necessidades psicológicas básicas inerentes a todo ser humano: autonomia, maestria e propósito; todas foram englobadas nas minhas dicas.

Por fim, acredito que esse é um ótimo livro porque também questiona algumas práticas já enraizadas na nossa sociedade, tal como o sistema operacional de recompensa e punição. Ele deixa evidente que esse é um sistema ultrapassado, que conversa apenas com um tipo de profissional e pode desencorajar o pensamento a longo prazo.

O autor traz ainda uma série de dicas práticas para aplicar esses conceitos no dia a dia da empresa. Vale muito a pena conferir!

O que causa a desmotivação?

Muitos aspectos podem causar a desmotivação da sua equipe, nem sempre a resposta é rápida e efetiva. Às vezes o problema não está na empresa, mas no próprio funcionário. O que está ao seu alcance, no entanto, é aquilo que diz respeito ao clima organizacional do seu empreendimento e à maneira como você lidera o seu time de colaboradores.

Os três principais motivos para a desmotivação costumam ser o excesso de trabalho, o sentimento de desvalorização e um ambiente de trabalho tóxico, onde os funcionários não se sentem confortáveis.

Como é possível perceber, as minhas dicas englobam essas três problemáticas, que podem ser solucionadas com uma mudança de pensamento do próprio gestor.

Se você está buscando revolucionar a sua equipe e os resultados que emanam dela, está na hora de você encarar este desafio e investir na motivação no trabalho. Não precisa ser algo difícil, com os meus cursos e treinamentos, você e sua equipe se preparam para um novo futuro. Não deixe de conhecer, acesse este link e saiba mais.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira