O feedback como ferramenta de motivação e gestão de pessoas
O hábito de entregar feedbacks têm se tornado cada vez mais comum, e necessário, dentro das empresas ao redor do mundo. Se você acompanha o blog você sabe que esse é um dos pilares sempre mencionados por aqui, seja na hora de construir uma equipe engajada ou na hora de se estabelecer como um líder.
A verdade é que o feedback é uma das ferramentas de gestão de pessoas mais eficientes que o mundo corporativo já adotou. A má condução pode ter o tornado um tanto quanto banal, mas grandes líderes entendem a importância dessa ferramenta.
Ele é um pilar fundamental na estruturação de um clima organizacional saudável e motivador. Mas não basta apenas dar feedbacks, eles precisam ser bem conduzidos, de maneira a reforçar as relações interpessoais dentro da organização, criando um ambiente de confiança e colaboração. Ou seja, é necessário que esse caminho seja uma via de mão dupla.
Quer aprender a transmitir feedbacks assertivos, sem gerar momentos de tensão e ansiedade? Neste breve artigo vamos falar mais sobre os benefícios da prática do feedback e como tornar esse um hábito simples e objetivo.
Boa leitura!
O feedback e a construção de uma equipe engajada
O feedback é uma das ferramentas de gestão de pessoas mais eficientes e fáceis de serem aplicadas. Com feedbacks bem conduzidos, é criado um intermédio em que todas as atividades podem ser alinhadas e os erros corrigidos.
Além disso, é uma ótima maneira de motivar a sua equipe aumentando a auto estima dos seus colaboradores e lhes dando a sensação de segurança e disponibilidade.
A seguir, veja mais detalhadamente os benefícios do feedback:
1. Aumento da produtividade e do desempenho
Quando o seu time sabe o que deve ser feito, e o que foi bem feito, ele se torna mais confiante e ativo.
Nenhum colaborador gosta de se empenhar em uma determinada tarefa para depois ter seu trabalho rejeitado. Quando você faz pontuações ao seu time durante a realização das tarefas, você ajuda na tomada de decisões e, consequentemente, melhora o desempenho de todos.
O colaborador irá entender em quais aspectos precisa melhorar e o porquê. Ele não entenderá a crítica como uma rejeição, e sim como um aprendizado.
2. Diminui a rotatividade da empresa
Um dos maiores problemas que uma empresa pode enfrentar é a alta rotatividade de colaboradores.
Perder bons colaboradores porque eles sentem que não há espaço para desenvolvimento e progressão de carreira, não é ruim apenas para a produtividade do empreendimento, mas também para a sua credibilidade.
Quando você oferece feedbacks contínuos a cada um dos integrantes do seu time, cria-se um ambiente onde o crescimento e o avanço da gestão, tanto pessoal quanto profissional, é possível.
3. Desenvolvimento da equipe
Já que falamos do desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos integrantes do time, também podemos mencionar o desenvolvimento da equipe como um todo.
Quando a equipe recebe feedbacks, principalmente aqueles que são bem conduzidos, ela compreende que o trabalho colaborativo rende resultados. Os relacionamentos se tornam mais saudáveis e abertos, entendendo que a colaboração e o engajamento de cada um faz a diferença.
As pessoas passam a se reconhecerem mais como um time de fato, do que como apenas peças do processo.
4. Desenvolve a liderança
Eu já falei aqui no blog sobre as técnicas de liderança que são importantes para o seu desenvolvimento. Entre elas está justamente a criação de uma cultura de feedbacks. Se você quiser conhecer as outras técnicas, acesse o artigo por aqui.
Um líder não se coloca em uma posição de superioridade, pelo contrário. Um líder sabe demonstrar reconhecimento, admitir erros, ser honesto com a equipe e saber escutar.
Saber como dialogar diretamente com cada um de seus colaboradores, irá lhe ajudar a entender como fazer pontuações e avaliar sem necessariamente cobrar. Com essas habilidades, a sua equipe o terá como um exemplo e como uma fonte de confiança, pilares essenciais na criação de um ambiente organizacional produtivo.
Como transmitir feedbacks assertivos
Algumas pessoas confundem "feedback" com “momento de bronca do chefe”. Mas para se utilizar desta ferramenta de gestão de pessoas, você precisa entender, antes de mais nada, que este não é o momento de criar ainda mais inseguranças nos seus colaboradores.
Um bom feedback deve ser construído a partir de alguns pontos indispensáveis, veja a seguir:
1. Transparência
Você precisa ser honesto com você mesmo e com os outros. Entregue o devido reconhecimento que sua equipe merece, destacando os pontos positivos e os bons resultados.
Da mesma maneira, com o cuidado necessário de escolhas de palavras, seja sincero sobre o que precisa melhorar e quem é responsável por esta função. O tom deve ser motivacional, mas sem se esquecer da objetividade.
2. Diálogo
Você precisa estar aberto para ouvir e entender as motivações dos seus colaboradores. Talvez eles tenham uma justificativa para o que deu errado e uma iniciativa sobre o que deu certo.
Como mencionado na introdução deste artigo, uma cultura de feedbacks deve ser uma via de mão dupla. Para o ambiente ser harmônico, o time não pode apenas ouvir, ele deve ter espaço para expor outro ponto de vista.
3. Solução
Apresente os erros e desperte no colaborador a busca por soluções. Se você apenas destacar os pontos negativos e não o direcionar para um caminho de melhoria, o seu colaborador não saberá para que lado ir. E assim começa o processo de insegurança e desânimo do funcionário.
Quando pedir uma solução, tenha em mente o item 2. Para todo o problema existem várias soluções e talvez a visão da equipe seja diferente da sua. Quanto mais ideias forem colocadas na mesa, melhor.
O feedback é uma ferramenta de gestão de pessoas para o aprendizado contínuo. Sem ele as relações organizacionais se tornam desequilibradas e desestimulantes. O erro faz parte do aprendizado, é uma etapa essencial para o desenvolvimento e não estar aberto para esse processo de transformação irá apenas trazer resultados negativos.
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