Tudy Vieira

Overthinking: como controlar pensamentos negativos

Overthinking: como controlar pensamentos negativos

Você é o tipo de pessoa que se sente desmotivado por conta do excesso de pensamentos? Se você convive com pensamentos que lhe causam angústia e nervosismo, você não está sozinho. O overthinking, essa prática de pensar demais, faz parte do cotidiano de muitas pessoas e pode limitar o potencial tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

O overthinking é uma espécie de sobrecarga mental que muitas vezes pode evoluir para quadros de transtorno de ansiedade generalizada, paralisando completamente o indivíduo.

É claro que se sentir pessimista sobre algo é normal, principalmente durante momentos de incerteza, mas neste caso estamos falando sobre uma carga tão pesada de pensamentos desnecessários e desordenados, que a pessoa se sente incapaz de começar a agir.

Desta maneira muitos profissionais deixam seus objetivos e planos guardados na gaveta e são consumidos pelo medo do fracasso. Mas, como controlar pensamentos negativos? Isso é possível? Sim. Existem algumas dicas que podemos colocar em prática para evitar esse fluxo bloqueador.

Continue lendo, aprenda como controlar pensamentos negativos e como desenvolver inteligência emocional.

Controle seus pensamentos:

1. Reconheça o overthinking

Você sabe que tem pensamentos negativos obsessivos? O primeiro passo para superar qualquer problema é reconhecer que você possui um.

Reconhecer que você é um overthinker irá te ajudar a perceber quando os seus pensamentos estão fora de controle. Ao saber reconhecer as suas reações, também saberá o que fazer para se acalmar.

2. Limite as questões

Todo descontrole de pensamentos começa com uma questão simples; e como um novelo, uma questão puxa outra. Se você é o tipo de pessoa que está sempre antecipando cenários e precisa estar preparado para as infinitas possibilidades, comece limitando as questões.

O que pode acontecer na melhor das hipóteses? O que pode acontecer na pior das hipóteses?

Normalmente um overthinker precisa se sentir tranquilo para encarar a situação. Então, se estiver preparado para essas duas hipóteses, todas as outras que estiverem entre elas serão descomplicadas.

3. Descarte possibilidades

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, entender que, muitas vezes, a solução perfeita não irá existir, pode trazer uma sensação de conforto.

Descartar possibilidades, tanto boas quanto ruins, lhe dará a tranquilidade de saber que, mesmo sem a solução ideal, você pode dar um passo à frente e tomar uma atitude.

É o que nós chamamos de “sair da inércia”. Mantenha-se ocupado, sabendo que você está fazendo o possível, que está caminhando até a realização e não está esperando pela solução perfeita aparecer.

4. Limite o tempo

Se enquanto buscava uma solução você entrou em um fluxo de pensamentos descontrolados, dê um tempo no assunto. Você pode fazer isso delimitando o tempo que gasta em cada tarefa, por exemplo.

Estabeleça uma agenda do que você precisa fazer durante o dia. Quais assuntos estão pendentes? Quanto tempo você acredita que pode gastar com cada um?

Overthinkers tendem a ser procrastinadores. Então, uma maneira de controlar pensamentos negativos é não dar espaço para eles; coloque em prática as nossas dicas para vencer a procrastinação e ocupe a sua mente com o que deve ser ocupado.

5. Se comprometa

Encontre a motivação certa para agir e se comprometa com ela. Conseguir uma promoção, conseguir uma bolsa de estudos, participar daquela palestra que você estava desejando já há um tempo…

Comece se comprometendo com passos pequenos. Se um pensamento te freou de tomar uma atitude mais drástica, então pelo menos tome uma atitude pequena. Apenas não fique parado.

Antes que você chegasse até os pensamentos negativos você se deparou com vários onde o sucesso era uma realidade possível. Anote esses pensamentos positivos, mantenha-os em um local em que você os veja todos os dias e foque neles!

Não deixe o medo do fracasso te impedir de se comprometer com os seus objetivos.

Como desenvolver inteligência emocional pode te ajudar

Outra técnica para controlar pensamentos negativos? Desenvolvimento da inteligência emocional.

Sim, sempre ela. Ter inteligência emocional significa, resumidamente, ter a capacidade de identificar e gerenciar emoções pessoais, desenvolvendo formas de lidar com elas, conhecendo seus gatilhos e evitando que esses sentimentos o paralisem.

Para aprender a como desenvolver inteligência emocional existem diversas técnicas de PNL, que utilizo nos meus cursos. Mas para dar início ao seu desenvolvimento, você pode colocar em prática as seguintes dicas:

  1. Se auto-observe: crie consciência do seu comportamento e das suas reações.
  2. Dê tempo às suas emoções: saia do automático, respire profundamente e se permita processar a emoção.
  3. Aprenda a se expressar: deixe claro, com palavras, o que você está sentindo.
  4. Reconheça as suas forças assim como suas fraquezas;
  5. Tente compreender como os outros se sentem: a empatia gera conexão; essa conexão pode te beneficiar mais tarde.
  6. Aprenda a seguir em frente: problemas sempre existirão; fazem a diferença aqueles que sabem superar obstáculos e seguir em frente.

Quer saber mais sobre os componentes da inteligência emocional? Você pode conferir nosso artigo especial sobre o assunto clicando aqui.

Se desfazer de hábitos tão profundamente enraizados como o overthinking pode ser difícil, mas não é impossível. O medo do fracasso é um dos mais comuns que existem por aí; para vencê-lo, é importante entender que, para sair desta mentalidade pensante e entrar em uma mentalidade de realização, você terá que se envolver com estresses e riscos.

Mas enfrentar esses momentos de instabilidade vale a pena quando você começa a perceber o progresso. Um treinamento de autodesenvolvimento pode te ajudar neste cenário. Confira meus cursos disponíveis.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira