Tudy Vieira

Entenda a importância da cultura organizacional para o seu negócio

Entenda a importância da cultura organizacional para o seu negócio

A cultura organizacional, também conhecida como cultura empresarial e corporativa, é um conjunto de elementos, pensados de forma estratégica, que formam as diretrizes de uma empresa. São práticas e normas que definem tanto os posicionamentos da empresa perante o mercado e seus clientes, como a forma que conduz suas políticas e comportamentos internos.

O uso de uma cultura organizacional bem pensada garante à empresa vantagens de posicionamento dentro do seu nicho de atuação, pois ela pode refletir o diferencial de competitividade perante o público consumidor.

Quer entender melhor e saber como aplicar essas práticas na sua empresa? Então continue lendo!

Veja também: Boas práticas para aprimorar sua gestão de pessoas

Pontos-chaves de uma cultura organizacional

É claro que a cultura corporativa de cada empresa pode conter elementos únicos, até porque ela deve ser capaz de demonstrar aspectos da personalidade e crenças que são incorporadas ao negócio por seus gestores, parceiros e colaboradores. Mas existem pontos chaves comuns que servem como partida nessa jornada, como:

  • Crenças da empresa;
  • Valores organizacionais;
  • Costumes a serem exercidos;
  • Ritos e atividades;
  • Cerimônias realizadas.

Esses elementos têm que ser pensados a partir da realidade de cada empresa, bem como, a forma como o peso que cada consideração de valores, crenças e posicionamentos pode contribuir na organização. Tendo sempre em vista o entendimento de que, este conjunto de fatores formam o reflexo da empresa, a forma como ela é vista.

Sendo assim, essas diretrizes formam a base que servirá como referência para as projeções de futuro da empresa.

Veja também: Saiba o que é workflow e comece a aplicar na sua empresa

Benefícios internos

Um elemento crucial na cultura organizacional é o desenvolvimento do capital humano. Por ser um reflexo da moral e da ética da empresa, ela é capaz de guiar de forma natural os caminhos a serem seguidos pelos colaboradores, deixando claro quais são as principais expectativas corporativas.

Outros benefícios que podem ser adquiridos através de uma cultura bem estruturada são o bem-estar, a segurança e a competitividade saudável no ambiente de trabalho.

Estímulo ao autogerenciamento individual e de grupos, incentivando assim o engajamento de todos que, por sua vez, contribui para processos mais ágeis e resultados mais satisfatórios, além da atração e retenção de talentos, estabelecida pela solidez da sua marca empregadora.

Toda essa movimentação de práticas resulta na satisfação dos clientes, pois, ao se sentirem valorizados os colaboradores tendem a se esforçar naturalmente e entregar excelentes resultados.

Veja também: Gestão humanizada nas empresas: o que é e quais são os seus benefícios

Qual é o papel dos líderes e gestores na cultura organizacional?

É por meio dos líderes e gestores que a cultura organizacional da empresa é estabelecida e, um de seus papéis é zelar para que essa se mantenha ativa, de modo que cada colaborador consiga compreendê-la e aplicá-la em sua rotina de trabalho.

Demonstrando, através do exemplo de suas ações e práticas como a política cultural deve ser trabalhada, assegurando a aplicação e continuidade da cultura de forma alinhada com toda a equipe.

Como podemos perceber, a cultura organizacional é um ponto essencial no desenvolvimento das atividades de uma empresa. Através de seus direcionamentos, pode-se desenvolver um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo, focado e produtivo.

Dito isso, é importante, antes de tudo, entender qual é a personalidade da sua empresa, para que as diretrizes da cultura organizacional sejam coerentes e bem fundamentadas. Pois cada empresa tem um jeito único de ser e seus diferenciais são potenciais que devem ser trabalhos para transmitir um reflexo positivo para o mercado e para o público.

Veja também: 4 estratégias de motivação para equipe de trabalho

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira