Tudy Vieira

Aprenda a identificar e gerenciar 4 estilos de comunicação

Aprenda a identificar e gerenciar 4 estilos de comunicação

Que cada perfil comportamental exige uma abordagem diferente você já sabe; afinal, já falei sobre isso por aqui no blog. Mas você sabia que existem diversos estilos de comunicação e quatro principais que exigem formas específicas de gerenciamento?

Antes de começar o conteúdo, é preciso entender que a comunicação pode ser adaptada em diferentes ambientes, logo, não é correto afirmar que um estilo é definitivo. Como seres humanos, apresentamos mais de uma característica e não podemos ser colocados em pequenas caixas.

Dito isso, saber identificar determinadas características é fundamental para manter o ambiente de trabalho o mais harmonioso possível. E esta é uma das suas tarefas, gestor.

Então, se sua equipe está brigando, a produtividade está caindo ou o ânimo está lá embaixo, é hora de rever a comunicação no ambiente de trabalho.

Continue lendo e saiba diferenciar a comunicação assertiva, passiva, agressiva e passivo-agressiva.

Boa leitura!

Comunicação passiva

Aqueles que possuem a comunicação passiva como característica principal possuem dificuldades de expressar suas necessidades e se impor. Esses indivíduos costumam evitar ao máximo o conflito e por vezes podem acabar aceitando resultados que não gostariam.

São facilmente reconhecidos pelo silêncio durante reuniões importantes e pela aquiescência. Ou seja, quando exprimem alguma ideia, facilmente são convencidos do contrário e não lutam para que a sugestão inicial seja aceita.

Para gerenciar comunicadores passivos, é importante se atentar para três possibilidades: falar com eles individualmente, oferecer outras formas de comunicação e/ou ajudá-los a se sentir psicologicamente seguros no ambiente de trabalho.

Comunicação agressiva

Aqueles que possuem a comunicação agressiva como característica principal, costumam se apresentar de maneira contrária aos passivos. Ou seja, eles expressam suas opiniões de forma simples e direta, e quando sentem que precisam, defendem suas ideias com todas as forças.

É claro que essa confiança é excelente para discussões de ideias e melhorias, mas é preciso ter cuidado para que a presença do comunicador agressivo não gere outros comunicadores passivos, com medo de se exporem.

Esse tipo de comunicador pode ser identificado por sua proatividade na hora de responder questões (mesmo que interrompa alguém), pela persistência e dominância da conversa, por se colocar como antagonista das opiniões alheias e por não demonstrar consideração antes de reprovar a ideia do colega.

Para lidar com este estilo, você pode estabelecer e impor limites; como por exemplo, nomeando outros colegas que ainda não expressaram a opinião durante a reunião, ou pontuando quando alguma interrupção é feita.

Outra maneira, é abrir um espaço seguro e saudável para que ele possa expressar considerações sem a pressão de estar em uma reunião.

Comunicação passivo-agressiva

Pelo nome, você já deve imaginar que este estilo combina as características dos dois estilos citados anteriormente. Mas é mais do que isso, o passivo-agressivo encontra formas indiretas de expressar seu descontentamento.

Para além de ideias e sugestões, esse estilo costuma evitar resolver conflitos diretamente e costuma descarregar seus problemas em pessoas que não estão envolvidas.

Eles podem ser reconhecidos pela indiferença que expressam, pelo tom de voz muitas vezes sarcástico, pela escolha de expressão não verbal de seus problemas (como longos suspiros e hábitos que incomodam a equipe) e pelas contradições entre falas e ações.

Para gerenciar o passivo-agressivo, é preciso manter a calma e estabelecer esta calma durante a dinâmica. Busque redirecionar o conflito; se fulano chegou até você reclamando de ciclano, pergunte diretamente se fulano já conversou com ciclano sobre o assunto.

Por fim, modele a assertividade. Se descobrir que o colega passivo-agressivo está tendo conflitos com você mas não está expressando diretamente, tome a iniciativa e faça você mesmo a abordagem.

Comunicação assertiva

Se tem um estilo de comunicação que todos gostariam de ter e conviver, é a comunicação assertiva. O assertivo é considerado o comunicador ideal, isso porque ele resolve diretamente o conflito e expressa suas ideias sem excluir outras ideias e envolver pessoas aleatórias.

Segundo uma pesquisa do jornal acadêmico Employee Relations, o estilo assertivo é o que melhor traz resultados em um ambiente de trabalho. Para o jornal, esse estilo de comunicação faz com que os colaboradores se sintam mais apoiados e que a satisfação e confiança na organização aumentem.

Os assertivos costumam resolver problemas identificados antes que se agravem, demonstrar inteligência emocional, ser claros e diretos, estar dispostos a pedir ajuda e ouvir os outros colegas de maneira ativa.

 

Tempos difíceis e conflituosos requerem uma comunicação assertiva. Para isso, é preciso que o líder esteja à frente da equipe de apoio e modele este comportamento em seus liderados. Você, gestor, é capaz de fazer isso? Conheça o Líder Shark e saiba como posso te ajudar!

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