Tudy Vieira

Sinais de que você sofre com o desequilíbrio emocional

Sinais de que você sofre com o desequilíbrio emocional

Poucas coisas são tão importantes durante a criação de uma carreira profissional e a busca por seus objetivos pessoais quanto o equilíbrio emocional. Saber lidar com as emoções é essencial para o bem-estar mental, para saúde física e para seus relacionamentos interpessoais.

Não é à toa que esse tópico já está presente em diversas pesquisas científicas e cursos para o desenvolvimento deste equilíbrio. Sim, cursos. A competência responsável por identificar e nomear as próprias emoções, sabendo assim administrá-las, é a inteligência emocional. Assim como qualquer outra competência, ela pode e deve ser desenvolvida.

Mas ao contrário de outras disciplinas, como matemática e português, nós não recebemos nenhuma educação sobre a inteligência emocional. Pelo contrário, você já deve ter ouvido que chorar é sinal de fraqueza, ou que você não deve expor suas vulnerabilidades. Logo, se você é o tipo de pessoa que não sabe lidar com as emoções, você não está sozinho; este problema é bem comum.

Mas antes de começar a buscar pelas soluções, você deve reconhecer como o problema se manifesta. Por isso, separei alguns sinais clássicos do desequilíbrio emocional. Continue lendo e saiba mais!

O que é Inteligência emocional?

A inteligência emocional é estudada desde a década de 1920 e já é entendida como uma habilidade social fundamental para estabelecer a cultura organizacional e o engajamento da equipe. Ou seja, um bom líder deve sempre buscar o desenvolvimento dessa competência. Aliás, não deixe de conferir outras competências que todo líder deve ter.

Podemos resumir a inteligência emocional como sendo a capacidade de perceber, compreender e aplicar o entendimento das próprias emoções nas atividades do dia a dia. Todo mundo passa pelo processo fisiológico de sentir alguma emoção, o que naturalmente causa uma ação. Ao desenvolver o equilíbrio emocional, o indivíduo se torna capaz de gerenciar esse processo, inserindo o momento de cognição entre a emoção e a ação.

Ou seja, ele é capaz de pensar racionalmente sobre o que ele está sentindo, proporcionando ações fundamentadas na lógica, e não na emoção em si. Quem possui esse controle, consegue tomar decisões melhores.

Fica claro, portanto, o alto valor que essa competência tem em todos os momentos da nossa vida, mas principalmente nas relações profissionais.

Como o desequilíbrio emocional se manifesta

Como já mencionei anteriormente, nós não somos ensinados desde cedo a lidar com nossas emoções, pelo contrário. Essa falta de contato consigo mesmo e suas emoções torna as nossas vivências suscetíveis ao desequilíbrio emocional.

Como consequência, nossa mente e corpo criam estratégias de defesa contra essas emoções, que podem causar prejuízos a longo prazo, como a ansiedade, o estresse e a depressão. Nesses casos, é fundamental buscar a ajuda de um profissional da área.

No entanto, outros sinais podem ser notados no dia a dia de pessoas que lidam com essa situação. Confira a seguir:

Falta de concentração

Um dos primeiros sinais de desequilíbrio emocional é a dificuldade de manter o foco em determinado assunto. Essa falta de concentração e tendência à procrastinação é um grande combustível para a improdutividade.

Normalmente, para não ter que lidar com as emoções, a pessoa vive em “mundos paralelos” e rapidamente se retira de assuntos desconfortáveis.

Irritabilidade

Talvez o sinal mais óbvio seja a irritabilidade. Você já se deu conta dos momentos em que se encontra irritado? Já parou para pensar o que causou essa irritação?

Pessoas que não possuem equilíbrio emocional, seguidamente se encontram em situações em que não lidam com suas emoções e acabam criando um acúmulo de sensações. Esse acúmulo faz com que a pessoa se sinta constantemente estressada e cansada.

Descontrole

Seguido da irritabilidade vem o descontrole. Todos já passamos por um momento em que sentimos que vamos “explodir”, e isso acontece por diversos motivos. O acúmulo de emoções mal resolvidas é um dos principais deles.

É inevitável; se você não lida com suas emoções, em algum momento elas irão falar mais alto e você irá perder a razão.

Insônia

Dificuldade para relaxar e deixar o dia que passou no passado: clássico de quem não consegue lidar com as emoções.

O cansaço é grande, mas isso não significa que você consiga dormir, não é mesmo? Esse é um ponto importante dessa conversa, afinal, a insônia pode estar diretamente relacionada a altos índices de ansiedade. E quando a ansiedade chega nesse nível, não dá para tentar tratar dela sozinho, é importante buscar ajuda.

Culpa

Sentimento de culpa dos dois lados. Isso mesmo, além de culpar a si mesmo a todo instante e se sentir inseguro, você está constantemente culpando e julgando os outros.

É complicado manter relacionamentos interpessoais desta maneira. No trabalho, as pessoas se sentem inseguras de iniciar um projeto com quem age dessa forma. Quando falamos sobre líderes que agem assim, é possível perceber um alto índice de rotatividade entre seus colaboradores.

Como lidar com as emoções

Se identificou com algum dos sinais citados acima? Fique tranquilo, a partir de agora podemos iniciar o caminho para aprender a lidar com as emoções.

No meu curso, começamos com a identificação dos pontos fortes e as áreas para aperfeiçoamento. Dessa forma, conseguimos determinar os benefícios para cada pessoa individualmente. Após identificar os obstáculos, juntos vamos pensar em maneiras para superá-los, alcançando a inteligência emocional.

Os resultados são incríveis. Uma pessoa que possui equilíbrio emocional, muitas vezes é conhecida por lidar bem com situações negativas, enxergar o cenário como um todo, ser empático, ser um bom mediador, ser comunicativo, ser honesto e saber pedir desculpas.

Quem não quer ser conhecido por esses atributos? Conheça o meu Programa 360° e inicie essa jornada.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira