Tudy Vieira

Métodos para superar o hábito da procrastinação e ser mais produtivo

Métodos para superar o hábito da procrastinação e ser mais produtivo

Você já passou por aquele momento em que sabe que precisa terminar um projeto e entregá-lo o mais rápido possível, mas simplesmente não consegue deixar de procrastinar e finalmente se concentrar? Você não está sozinho!

A procrastinação é um dos problemas mais comuns da atualidade, e pode se tornar uma verdadeira inimiga da rotina e da gestão de tempo. Às vezes ficamos tão presos a um ciclo de procrastinação, que isso não afeta apenas a nossa produtividade, mas também a nossa autoestima e autoconfiança.

O que você precisa fazer para se inspirar e finalmente dar um fim naqueles projetos que parecem inacabáveis? Por que tudo parece ser mais interessante no momento? Afinal de contas, como parar de procrastinar?

Separei alguns métodos para você aprender a superar o hábito da procrastinação e se tornar mais produtivo. Boa leitura!

O que significa procrastinar?

Procrastinar significa empurrar alguma tarefa para depois. Ou seja, você está procrastinando quando deixa de fazer algo no momento que havia se disponibilizado para fazer, criando o hábito de adiar constantemente a realização da tarefa.

Digamos que você precisava entregar um relatório de urgência; você sentou na frente do computador, mas ao invés de começar a escrever, ficou assistindo a vídeos, respondendo e-mails e lendo notícias. Você procrastinou.

Perceba que é muito mais comum do que se imagina. A procrastinação não é necessariamente feita de forma consciente, mas é uma das maneiras mais fáceis de se prejudicar e se frustrar. Você sabe o que precisa fazer, mas não se sente capaz no momento.

De forma geral, a procrastinação acontece porque buscamos recompensas imediatas. Então preferimos investir nosso tempo em tarefas menos importantes, mas mais prazerosas, do que investir em tarefas que só irão trazer resultados no futuro.

A procrastinação possui 4 pilares determinantes: tarefas de baixo valor, expectativa de dificuldade, medo de errar e a própria personalidade do indivíduo.

Como parar de procrastinar e se tornar mais produtivo

Comece com pequenas tarefas

Tarefas de grande porte podem nos causar medo e criar expectativas de dificuldade. Mas, ao menos que você seja um gênio, é completamente natural você não conseguir cumprir tudo em um dia só.

Portanto, facilite o processo para você mesmo e não deixe que a sua autoconfiança seja abalada. Divida o projeto em pequenas tarefas, dessa forma o seu foco de atenção não será tão longo e complicado, e você terá a sensação de realização, o que é um ótimo combustível para continuar trabalhando.

Acabe com as interrupções

Se você se propôs a fazer determinada tarefa, remova qualquer item que possa roubar a sua atenção.

Por exemplo: fique longe do celular, ou pelo menos coloque no silencioso sem notificações, escolha um local de trabalho silencioso, feche o e-mail, bloqueie sites que não se relacionem com o projeto.

Além de ficar focado, você terá o estímulo de que quanto mais rápido você terminar a tarefa, mais rápido poderá voltar às distrações.

A gestão de tempo também é definir prioridades

Planejar o seu dia para ele ser o mais objetivo possível não significa apenas encontrar espaço para realizar uma sequência de tarefas.

Para você criar uma gestão de tempo eficiente, você precisa saber classificar a importância de cada projeto. Não adianta você passar o dia inteiro desenvolvendo uma tarefa se ela não irá lhe trazer a sensação de realização.

Você só irá sentir que perdeu tempo, e nas próximas vezes será abatido ainda mais pela necessidade de deixar para depois.

A sua energia e força de vontade vão diminuindo ao longo do dia, portanto comece com tarefas que considere mais relevantes e urgentes.

A gestão também deve ser de emoções

A procrastinação está relacionada também à questões emocionais. Os níveis elevados de estresse e falta de motivação podem destruir completamente a sua capacidade produtiva.

Parece clichê, mas o conselho de dar um passo para trás e respirar fundo não pode ser invalidado. Você também precisa de um espaço para descansar e repensar no que todo esse esforço significa para você.

Saber gerir suas emoções significa não aceitar mais do que você de fato pode carregar. Não conseguir cumprir com o prometido não compromete apenas o trabalho e custa tempo e dinheiro, mas é também a receita perfeita para lhe trazer problemas sérios de autoconfiança.

Visualize seu futuro

Por que você precisa fazer essa tarefa? Quais são os benefícios que irá lhe trazer?

Quando você sabe o que quer para o seu futuro, você sabe que precisa apostar em determinadas tarefas, abrir mão de outras e sair da sua zona de conforto se propondo a fazer coisas que, no momento, não são agradáveis.

Então responda a si mesmo: onde você quer chegar? Reforce para si o senso de continuidade, o resultado que a produtividade vai trazer para a sua vida e para o seu futuro.

Pratique isso diariamente e faça as suas escolhas.

É possível parar de procrastinar e se tornar mais produtivo, basta que novos hábitos sejam levados a sério. É muito importante se manter atento aos excessos e como eles influenciam o seu dia a dia. Com esses cuidados mencionados, você irá perceber os resultados rapidamente.

Está com dificuldades de colocar estes métodos em prática? O meu trabalho é voltado para a contribuição do auto desenvolvimento e do direcionamento de vida. Clique aqui e conheça os cursos.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira