O que é produtividade tóxica e como superá-la
O que é produtividade tóxica?
Se pra você é difícil se “desligar” do trabalho quando o expediente termina, tende a estar sempre atarefado, de modo que, a constante necessidade de superar suas expectativas se sobrepõe ao seu bem-estar físico e mental e às demais atividades sociais da sua vida, provavelmente você está alimentando uma produtividade tóxica.
O termo “produtividade tóxica” passou a ganhar destaque nos últimos dois anos, em especial, devido à pandemia, onde se criou um cenário de instabilidade econômica e emocional, levando a um grande número de pessoas que passaram a nutrir o sentimento de que o constante aperfeiçoamento e produção garantiriam seu lugar no mercado de trabalho.
Trata-se de uma mentalidade em que o sujeito sente a necessidade de estar sempre produzindo algo, dentro ou fora do ambiente de trabalho, mantendo a ideia de que não pode aproveitar momentos de relaxamento e inatividade, nem mesmo folgas.
Entenda que a produtividade em si não é o problema, ser produtivo é algo positivo e além de garantir o nosso sustento é, para a grande maioria das pessoas, parte fundamental na produção de sentido da vida, portanto, é algo necessário. O problema está quando a busca por aperfeiçoamento e resultados se torna uma obsessão e a pessoa passa a negligenciar outros aspectos fundamentais da vida, como a saúde, a família, lazer e eventos sociais.
O resultado desse comportamento é o esgotamento físico e mental, que passa a interferir diretamente na qualidade do trabalho, afinal, o descanso é essencial para uma real produtividade. Se você valoriza seu trabalho e sua carreira, preocupe-se também com seu bem estar fora dele, pois ninguém que se encontra esgotado consegue entregar bons resultados.
Detectar essa mentalidade problemática não é tarefa simples, pois o excesso de trabalho é visto por muitos como algo positivo. Mas uma vez que este problema é identificado, torna-se muito mais fácil encontrar alternativas para retomar o controle da sua vida.
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Como mudar essa mentalidade?
Comece delimitando com clareza os horários de trabalho do seu tempo pessoal.
Mesmo que você tenha liberdade para exercer suas tarefas em horários flexíveis, procure estabelecer um equilíbrio entre tempo de trabalho e vida pessoal, criando uma rotina fixa com dias, horários e tarefas.
Deste modo você “treina” o seu corpo e a sua mente para ser produtivo em determinadas horas do dia, e poder relaxar, curtir a família e praticar atividades que te ajudem a recarregar as energias nos demais períodos.
Tenha em mente quais tarefas são de fato importantes.
Tarefas importantes e urgentes muitas vezes são distintas, ao tratá-las como uma coisa só muitas pessoas perdem o foco no que realmente importa e acaba gastando todo seu tempo útil apagando incêndios, mas deixando de focar no fundamental. Busque determinar as devidas distinções focando no que é necessário para alcançar o resultado esperado.
Uma dica é usar a Matriz de Eisenhower, dividindo e agrupando as tarefas em: Urgente e importante; Não urgente, mas importante; Urgente, mas não importante; Não urgente nem importante. Esse é um ótimo método para organizar atividades tanto profissionais como pessoais.
Veja também: Otimize seu tempo no trabalho com organizador de tarefas.
Para muitas pessoas é difícil só de pensar em desfrutar de momentos de completo ócio, mas saiba que esses momentos de “desligamento” do trabalho e de quaisquer problemas são práticas muito saudáveis e recomendadas. Reserve um tempo para uma caminhada relaxante, você também pode realizar pausas para contemplar a paisagem ou praticar meditação, por exemplo. E se possível, se desconecte do celular nesses momentos.
Cultive a compreensão de que, por mais importante que seja a sua carreira, ela é apenas uma parte da sua vida. O propósito é preservar a sua autoestima, entendo que falhas ocorrerão, mas que isso não deve afetar o seu comprometimento nem o seu valor como pessoa.
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