Tudy Vieira

5 motivos para a alta rotatividade de funcionários na sua empresa

5 motivos para a alta rotatividade de funcionários na sua empresa

Nós já falamos aqui no blog sobre a alta rotatividade de funcionários ser um indicador importante para atestar a saúde organizacional da sua empresa. Também chamado de turnover de funcionários, esse índice mede o desligamento e a entrada de novos funcionários.

O turnover pode até ser involuntário, quando é causado por fatores externos como economia, mas ele é principalmente voluntário, e é aqui que mora o problema. Esse tipo de turnover de funcionários demonstra uma má gestão de pessoas, resultando em uma cultura e clima organizacional fracos.

Portanto, a alta rotatividade de funcionários deve deixar os gestores em alerta, pois além de causar impactos negativos no crescimento da empresa, também pode estar relacionada a problemas que devem ser resolvidos imediatamente.

Se o primeiro passo é identificar as causas, então esse artigo pode lhe ajudar. Continue lendo e descubra os 5 principais motivos para a alta da rotatividade de funcionários dentro de uma empresa!

1 Liderança ineficaz

O primeiro a se entender é que não existe equipe ruim, existe liderança ineficaz.

As funções de um líder vão muito além de apenas passar tarefas e acompanhar a produtividade do time. O engajamento, o reconhecimento, a gestão de conflitos e a administração de talentos também são responsabilidades de um bom líder.

Se a sua equipe está desmotivada e improdutiva, o problema pode estar na liderança. Se sua equipe não está se sentindo segura para aprender e crescer, o colaborador vai buscar outro ambiente.

Uma boa liderança consegue criar relações interpessoais saudáveis e manter um clima saudável. Conheça as técnicas de liderança.

2 Cultura e clima organizacional

A cultura e clima organizacional são ditadas pelos valores, objetivos e a atmosfera em geral de uma empresa. Para que uma pessoa seja produtiva e engajada, ela precisa se sentir segura e acolhida pelo ambiente e pelas pessoas a sua volta.

Se o clima for pesado, fazendo com que o colaborador se sinta reprimido e desacreditado, ele irá buscar formas de se livrar desta situação. Uma das sensações mais comuns, é o medo constante de ser demitido a qualquer momento. Esse sentimento de que nada está certo é gerado pela hostilidade do ambiente.

E por que alguém permaneceria em um local assim? Converse com o seu RH e busque estratégias para tornar o ambiente mais agradável.

3 Falta de plano de carreira

Ninguém deseja se manter estagnado na carreira profissional, certo? Você busca pelo crescimento da sua empresa e você pode ter certeza que seus colaboradores também. A falta de um plano de carreira para a sua equipe é um dos principais motivos para o turnover de funcionários.

Eles procuram por oportunidades de crescimento, tanto moral quanto financeiro, e possuem um plano próprio de carreira. Se eles sentem que não encontrarão dentro da sua organização, é completamente natural que eles busquem outras alternativas.

Se a sua empresa não possui um plano para funcionários, reúna agora seus líderes e busque implementar.

4 Falta de reconhecimento

Já mencionado anteriormente, a falta de reconhecimento é o tópico presente neste artigo mais fácil de consertar. Uma boa rotina de feedbacks é o suficiente para alinhar os seus colaboradores com o que se espera deles e não deixá-los atirando no escuro.

A falta de reconhecimento também gera falta de segurança e baixa autoestima; quando você não se preocupa com isso dentro da sua empresa, você não está apenas empurrando o funcionário para o concorrente, você também está prejudicando o colaborador como pessoa.

5 Sobrecarga dos funcionários

Você sabe o que é burnout? Esse distúrbio psíquico de caráter depressivo afeta cerca de 33 milhões de brasileiros, e é resultado do cansaço mental, emocional e físico no ambiente profissional.

A sobrecarga de seus funcionários não é apenas cansativo, é também desmotivante. O correto é que os funcionários tenham um planejamento de tarefas para ter tempo suficiente para realizar os seus trabalhos e ainda poder fazê-los de forma organizada. Essa organização deve agregar ao perfil comportamental de cada colaborador e é papel do líder desenvolver tais competências em seus liderados.

É muito comum a alta rotatividade de funcionários estar relacionada à procura por empresas que entendam a importância do planejamento de tarefas.

Já deve ter dado para perceber que a principal causa do turnover de funcionários é uma má gestão de pessoas. Às vezes, é necessário entender que o erro pode estar em nós mesmos. Se você é líder, talvez esteja na hora de buscar novos cursos de profissionalização na área de gestão.

Eu posso te ajudar com o meu programa 360º. Uma combinação de cursos, imersões e workshops direcionados a líderes e liderados, focando na empresa como um todo. Não deixe de conferir as minhas soluções. Clique aqui e acesse.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira