Tudy Vieira

Quer se tornar um líder? Domine estas técnicas de liderança

Quer se tornar um líder? Domine estas técnicas de liderança

O pensamento presente dentro das organizações está cada vez mais claro: para atingir os resultados propostos, você não deve ser apenas um chefe, mas sim um líder. Mas afinal de contas, o que diferencia um do outro? Como se tornar um líder de sucesso?

Enquanto o chefe impõe, o líder convida; enquanto o chefe cobra, o líder incentiva. Em outras palavras, um chefe é visto como uma autoridade, enquanto o líder é visto como um exemplo.

Fugir da possibilidade de ser visto como chefe pode ser difícil, principalmente porque fomos ensinados a vida inteira a sermos um. Fomos ensinados que aqueles que detêm autoridade são poderosos e bem-sucedidos.

Por isso, o processo de se tornar um líder não pode ser simplificado em dois ou três passos. Há muitas habilidades em uma liderança efetiva e é necessário uma desconstrução grande do que aprendemos ao longo da vida. Mas, a parte boa, é que existem algumas técnicas, já bem conhecidas, que podem ajudar no processo.

Com as técnicas de liderança que listei neste artigo, você terá uma visão de quais são as características de um bom líder. Terá a capacidade de criar ambientes de confiança e cooperação, onde a relação não será mais de autoridade e medo, e sim de respeito e motivação.

10 técnicas de liderança para se tornar um líder de sucesso

1. Conheça e reconheça a sua equipe

Podemos mencionar neste tópico a técnica de ‘Team Building', ou em tradução livre, 'Construção de times’. Esta é uma técnica que busca maior entrosamento entre os membros da empresa.

Aqui podem ser usadas diversas estratégias de acordo com o nível de entrosamento e da motivação por trás. Mas decidi trazer dois pontos que acredito serem importantes em qualquer estratégia: o conhecimento e o reconhecimento da sua equipe.

Busque entender as particularidades de cada um, desta maneira, você saberá o que é necessário para motivá-los. Reconhecendo seus talentos individuais, você também passa a entender como usá-los a favor da equipe.

2. Aprenda a definir metas

Um dos maiores erros que alguém pode cometer no processo de se tornar um líder é não saber definir objetivos específicos e realistas. Daqui nascem dois problemas: a equipe não saberá para onde está indo, ou perderá a confiança em si mesma ao não atingir as metas irrealistas que foram definidas.

De qualquer forma, o desempenho da sua equipe ficará comprometido. Cria-se também, um ambiente propício para o desenvolvimento de chefes. E nós não queremos isso, lembra? As metas não podem se tornar imposições, elas precisam ter um papel motivador.

3. Crie um ambiente aberto para a comunicação

Se existe uma técnica de liderança que pode resumir todo o processo, essa técnica está diretamente ligada à comunicação. Desde saber se comunicar até abrir espaços para que a equipe se comunique, a comunicação é a chave para se tornar um líder de sucesso.

Saber passar as informações certas, comunicar as suas expectativas e dialogar com os membros da equipe, é tão importante quanto saber escutar. Nestas conversas podem surgir excelentes oportunidades de crescimento, sugestões de melhoria e até mesmo um sentimento de motivação.

4. Aprenda a delegar tarefas

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de saber delegar tarefas, você pode conferir o artigo completo aqui.

Basicamente, um líder sabe descentralizar a gestão. Isso significa possuir confiança nos seus colaboradores e está completamente relacionado a primeira técnica, mencionada acima.

Quando você reconhece os atributos individuais dos membros da sua equipe, você se sente à vontade para delegar tarefas, e os colaboradores se sentem confiantes e à vontade para aceitá-las.

Este processo também auxilia no desenvolvimento e amadurecimento da sua equipe. Com este aprendizado, outros líderes poderão ser formados. 

5. Crie uma cultura de feedbacks

Como parte da boa comunicação, o feedback é essencial para o desempenho da equipe. Isso nós já sabemos, mas este assunto pode se tornar delicado.

A diferença entre um chefe e um líder de sucesso pode ser facilmente percebida neste tópico. Um líder sabe reconhecer os acertos e fazer as críticas de forma construtiva; um chefe não.

O chefe é conhecido por, muitas vezes, criar inseguranças nos colaboradores, afetando a autoestima e diminuindo o desempenho da equipe.

As técnicas de liderança incluem: aprender a avaliar sem necessariamente cobrar e buscar entender o perfil de cada membro para saber como dialogar diretamente com eles.

6. Aprenda a ser flexível

Nem tudo é como gostaríamos que fosse. Tem um momento na nossa vida, e eu afirmo que isso acontece com todos, que temos que ser flexíveis e encontrar outras maneiras de atingir nossos objetivos.

Nem sempre estaremos certos nas nossas decisões, mas não saber lidar com os erros torna tudo muito pior. Uma das principais características de um bom líder é saber reconhecer os erros e se responsabilizar por eles.

Se seus colaboradores trazem até você insatisfações e outras visões de negócio, aprenda a ser flexível e a considerar o que está sendo dito. Posturas conservadoras podem frear o progresso.

7. Seja um exemplo

Outra característica de um bom líder: a capacidade de influenciar. Se você deseja implementar atitudes no dia a dia da empresa, você primeiro precisa dar o exemplo.

Ao contrário do que muitos imaginam, ser um exemplo não é se colocar acima dos seus colaboradores, é justamente mostrar que o que vale para eles, também vale para você.

Quer que as pessoas sejam pontuais? Seja pontual! Quer que as pessoas tomem a frente quando vêem que alguém precisa de ajuda? Tome a frente!

Inspire seus liderados e ganhe a confiança deles.

8. Incentive a participação da equipe

Perceba como essas técnicas de liderança estão interligadas. Quando você reconhece a sua equipe, possui uma boa comunicação e adere a uma cultura de feedbacks, você também incentiva a participação de seus colaboradores.

Eles se sentem mais confiantes e à vontade para dar opiniões, ideias e fazer críticas. Desta forma a equipe se torna mais ativa e engajada.

Você ganha a confiança deles, os colaboradores desenvolvem habilidades de trabalho em grupo e a equipe se torna mais integrada. Receita perfeita para um clima organizacional saudável e produtivo.

9. Reconheça seus pontos fortes

Não basta reconhecer os talentos de terceiros, reconheça os seus pontos fortes e vantagens. Você é uma pessoa inteligente que chegou até aqui graças aos seus conhecimentos.

Existem tarefas que só você pode exercer! Ao delegar tarefas, pense nisso. Você tem pessoas que podem se responsabilizar pelas coisas em que você não é ótimo, aproveite a oportunidade para encontrar formas de aproveitar seus talentos.

10. Invista em técnicas de controle emocional

Volto à pergunta inicial: quer se tornar um líder de sucesso? Aprenda a ter controle e equilíbrio com técnicas de inteligência emocional.

Essas técnicas de liderança irão desenvolver competências ligadas à autoavaliação, ao foco comportamental, à atenção do meio, à gratidão, ao autoconhecimento, entre outras.

Quem precisa estar no comando é você, não aquilo que você está sentindo. Um líder inteligente emocionalmente sabe mediar conflitos e se adaptar aos problemas do dia a dia.

Essas são só algumas das características de um bom líder e das técnicas de liderança que você pode aplicar no seu dia a dia. Se você realmente deseja se tornar um líder de sucesso, você precisa investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Aqui neste mesmo site você encontra diversos cursos para aprimorar as suas habilidades. Não deixe de conferir o que mais se adapta às suas necessidades. Estou sempre à disposição para ajudar!

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira