Tudy Vieira

Não consegue atingir consistência no trabalho? Veja 5 razões e como superá-las

Não consegue atingir consistência no trabalho? Veja 5 razões e como superá-las

Quando falamos sobre sucesso, falamos sobre habilidades, acesso a recursos e ter um pouquinho de sorte. É verdade que esses três fatores levam muitas pessoas ao topo, mas eles não são capazes de manter o indivíduo lá em cima por muito tempo, a menos que entre na jogada um quarto e definitivo fator: a consistência.

A primeira parte boa dessa história toda é que, dos quatro fatores, a consistência é o que mais podemos controlar. Por isso, se você está buscando o sucesso, independentemente da área de atuação, você precisa se concentrar em manter um fluxo de trabalho constante e ágil.

A segunda parte boa é que já existem diversas técnicas e até mesmo recursos e ferramentas automatizadas que facilitam a sua vida.

Continue lendo, saiba por quais razões você tem dificuldade em ser consistente e entenda como você pode superá-las!

A importância da consistência

Você já percebeu que seus níveis de produtividade oscilam durante o dia? Isso é completamente normal, principalmente nos dias atuais, com tantas distrações e pequenas demandas que precisam de tempo para serem finalizadas.

Mas isso não acontece apenas por conta de desatenção ou sobrecarga, isso também acontece porque nosso cérebro demora para retomar a concentração e está constantemente em busca de recompensas imediatas.

É possível burlar esse sistema, porque tem outra coisa que o nosso cérebro adora: a previsibilidade. Você pode até não perceber, mas está sempre buscando maneiras de reduzir a incerteza, porque a incerteza traz o risco de perigo, colocando seu corpo no modo "resistir ou fugir" ao menor sinal de fumaça.

Quando você consegue tornar as coisas previsíveis, você funciona de forma mais rápida e menos estressante. É por isso que cada vez que você repete uma tarefa você se torna melhor nela. É como um jogador de basquete; ele só se tornará um grande arremessador depois de treinar incontáveis vezes, todos os dias, o arremesso.

Por que você não consegue ser consistente?

Ok, já sabemos que é preciso consistência para atingir o sucesso. Mas se fosse fácil ser consistente, não teríamos jogadores de basquete se sobressaindo em relação aos outros, não é mesmo? Se fosse fácil, então todos os problemas do mundo já teriam sido resolvidos e todo mundo teria sucesso.

Se você não consegue ser consistente, não está sozinho, mas para mudar você pode começar reconhecendo as razões que fazem você ser assim. Veja alguns exemplos:

Você é muito vago com relação às suas metas

Digamos que você seja um escritor que precisa lançar um novo livro. Definir “escrever com mais frequência” enquanto meta é algo muito vago. Afinal, o que exatamente significa mais frequência? Se você só escrevia uma vez por mês, passar a escrever uma vez por semana já é muito, mas é o suficiente? É muito fácil se distrair quando as respostas para essas perguntas estão abertas.

Ao definir uma meta você precisa especificar o máximo possível. “Como, quando e onde?”

Você cria obstáculos pelo caminho

Lembre-se: o seu cérebro quer facilidade! Se você quiser fazer um orçamento, por exemplo, ter uma calculadora ao seu lado irá facilitar muito a sua vida e agilizar todo o processo.

Agora, se você se sentou na frente da planilha mas não pegou todos os materiais necessários para começar o trabalho, você irá desistir rapidamente.

Elimine os obstáculos sempre que possível: 1) prepare o seu ambiente, coloque dicas em lugares óbvios para desencadear o comportamento desejado; 2) automatize, reduza a quantidade de energia necessária para começar.

Você foca demais em resultados finais

Lembra quando eu falei que o nosso cérebro está em constante busca por recompensas imediatas? Quando você só foca no resultado final, o trajeto até lá pode se tornar insuportável. Você precisa receber algumas recompensas antes disso.

Sim, os resultados finais são os mais importantes, mas não devem ser os únicos. Defina metas que possam ser alcançadas ao longo da jornada.

Você abre espaços para distrações

Ok, existem pessoas que realmente possuem muita força de vontade e, de fato, conseguir resistir às tentações do mundo exterior é louvável. Mas, ao invés de ter de confiar na sua força de vontade, não seria menos estressante não precisar dela?

Pessoas disciplinadas tendem a passar menos tempo em situações tentadoras. Um exemplo rápido e clássico: vai escrever um capítulo do livro? Não leve o seu celular junto; deixe ele bem distante de você, de forma que você não escute notificações e etc.

Veja também: Conheça a melhor técnica para parar de procrastinar!

Você é muito emocional

Isso não é um defeito e muito menos uma acusação. Acredite, todos nós somos muito emocionais e é por isso que quando tentamos ser consistentes, a sensação de tédio e frustração são inevitáveis.

E aí, muitas vezes quando somos invadidos por esses sentimentos, eles rapidamente evoluem para sentimentos maiores como a decepção e o fracasso. Você com certeza já pensou "talvez não seja para mim” e desistiu.

É normal, mas esses sentimentos precisam ser confrontados com racionalidade. Pessoas com inteligência emocional são capazes de fazer isso muito bem.

Outra maneira de evitar esses sentimentos é afastar a sensação de tédio. Mesmo que a tarefa seja a mesma, você pode inovar na maneira de fazê-la. Escreva cinco páginas do seu novo livro todas as manhãs, mas mude o local de onde escreve, por exemplo.

Como ser mais produtivo e disciplinado?

Então o nosso cérebro busca por conforto na previsibilidade, prazeres imediatos e fáceis — mas com frequência, essas três últimas características estão em conflito entre si e principalmente com os comportamentos necessários para ser produtivo.

Como fazemos então para equilibrar essas necessidades e conseguir ser mais produtivo e disciplinado?

Veja algumas dicas a seguir:

Invista na organização pessoal

Organização. Não tem jeito, essa palavra vai aparecer sempre que estivermos falando sobre produtividade e sucesso.

Criar uma rotina regular é um dos meios mais fáceis de superar um desafio por vez. E quando você tem esse tempo para resolver problemas, fica moleza encontrar o seu próprio nível de consistência.

Quer testar essa teoria? Comece com a prática regular de hábitos simples, criando checklists para as tarefas e compromissos do dia.

Veja também: Otimize seu tempo no trabalho com organizador de tarefas!

Tenha objetivos bem definidos

Você só pode atingir consistência no trabalho se antes de qualquer coisa você tiver objetivos projetados. Voltamos à questão das recompensas; porque se manter consistente se isso, aparentemente, não trará resultados?

Então pergunte-se, qual o resultado final esperado? Esse é o seu objetivo. Mas atenção: é importante que o seu objetivo seja transparente, realista e realizável.

Lembra que eu tinha falado sobre a necessidade de criar resultados ao longo da jornada para não perder o interesse no resultado final? Essa missão será contornada com a criação de metas específicas, que vão indicar onde você quer chegar e o que precisa fazer para vencer cada etapa.

Quão específicas? O máximo possível. Vamos voltar ao exemplo do escritor que precisa entregar um novo livro. Uma meta realística e com intenção de implementação seria: “nos dias úteis da semana, às 10h30, vou passar 1 hora trabalhando no meu novo livro no jardim da casa”.

Crie prioridades

“Tudy, não consigo criar uma rotina pois estou sobrecarregado de tarefas”.

Mas será que todas essas tarefas são urgentes e precisam ser realizadas o quanto antes? É importante aprender a definir atividades prioritárias, sem esquecer das tarefas rotineiras e abrindo espaço para eventuais emergências.

A criação de prioridades pode ser feita com a ajuda de diversos mecanismos, inclusive softwares de gerenciamento de projetos.

Veja também: Delegação de tarefas - Você confia na sua equipe?

Todos esses itens podem ser agregados em um bom planejamento pessoal e profissional, baseado em foco e gestão de tempo. Os meus cursos de desenvolvimento podem te ajudar a encurtar a jornada até os teus objetivos. Revolucione a maneira como você lida com o tempo e se dedica às metas, seja na vida pessoal, profissional ou acadêmica. Entre em contato!

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira