Tudy Vieira

Gestão humanizada nas empresas: o que é e quais são os benefícios

Gestão humanizada nas empresas: o que é e quais são os benefícios

O que é gestão humanizada

A gestão humanizada é um método de administração que prioriza valores humanos no planejamento e execução das ações da empresa. Ou seja, a gestão humanizada busca considerar as subjetividades de cada funcionário a fim de criar uma governança que responda às demandas dos colaboradores.

Essas subjetividades incluem o perfil comportamental do funcionário, suas expectativas, ambições e desafios.

O objetivo desse tipo de gestão de pessoas é focar no bem-estar de todos, garantindo uma equipe satisfeita e engajada em suas funções, para estreitar os laços entre o indivíduo e a organização.

O raciocínio é de que quando o ambiente de trabalho é saudável, participativo e todas as opiniões são consideradas, os funcionários se tornam mais produtivos, visto que se sentem mais confortáveis e satisfeitos.

Por isso, em busca do aumento da produtividade e do compromisso com os objetivos organizacionais, esse movimento vem se espalhando principalmente entre as novas empresas.

Os pilares da gestão humanizada

Para funcionar sem comprometer os objetivos conjuntos da organização, a gestão humanizada se baseia em 4 pilares que são fundamentais para o sucesso a longo prazo: observação, comunicação, integração e adaptação.

Veja mais detalhes, a seguir:

Observação

A observação é o primeiro passo para aplicar a gestão humanizada. É só a partir de uma análise inicial dos seus colaboradores e dos perfis comportamentais deles que você irá conseguir entender os meios para melhorar suas condições de trabalho.

Essa observação pode ser feita por você, gestor, mas também é ideal que seja um trabalho conjunto com o RH da empresa.

Veja aqui um resumo dos 4 perfis comportamentais predominantes!

Comunicação

Depois de pensar em como melhorar o dia a dia dos funcionários a partir do entendimento dos perfis, você precisa ter um sistema de avaliação. Ou seja, é essencial manter canais de comunicação efetivos para que haja feedbacks, tanto da gestão quanto dos colaboradores.

Mas isso também significa saber se comunicar. Para que os funcionários falem a respeito dos seus sentimentos, é preciso ter uma abertura para isso.

O canal de comunicação deve ser baseado na escuta ativa e empática para que os funcionários se sintam à vontade.

Aprenda a identificar e gerenciar 4 estilos de comunicação!

Integração

Esse bem-estar não deve ocorrer apenas entre o líder e os funcionários, é preciso que o ambiente também flua entre os profissionais de mesmo nível hierárquico.

As equipes precisam estar integradas, cientes das necessidades de cada um e empáticos, para que possa haver respeito entre si

Conheça também técnicas de negociação para a gestão de conflitos!

Adaptação

Depois de colocar em prática os outros três pilares, é inevitável que você perceba que mudanças serão necessárias, tanto na sua liderança quanto no ambiente de trabalho.

Então, não adianta passar por todo o trabalho de observar, comunicar e integrar, se você não estiver preparado para fazer essas mudanças, adaptando processos e métodos da sua organização.

Benefícios da gestão humanizada

Como mencionei anteriormente, a gestão humanizada parte do princípio de que quando o funcionário está satisfeito a produtividade da empresa aumenta. Isso pode ser percebido em diversos momentos e transforma o clima organizacional.

Equipe mais engajada

O engajamento com os objetivos da empresa vem, muitas vezes, do sentimento de pertencimento que um funcionário tem com a organização. Quando os colaboradores não se relacionam com os objetivos gerais, eles não se comprometem tanto com eles.

Ter participação em momentos de decisão, ter oportunidades geradas pela gestão e construir um laço de confiança com o líder, faz com que a equipe se sinta mais engajada na busca pelas metas estabelecidas.

Isso tudo, no entanto, só é possível quando o funcionário é reconhecido e respeitado dentro de suas particularidades. É preciso estabelecer uma comunicação clara e integrada, na qual todas as partes se sintam envolvidas.

Atração de talentos

Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa onde sente que seus objetivos estão sendo alcançados e seu trabalho está sendo valorizado? Todos buscam boas relações, oferta de benefícios e programas para manutenção e estruturação de um plano de carreira.

Em outras palavras, a gestão humanizada é também uma boa publicidade para o seu negócio.

Menos turnover

A rotatividade na empresa, também chamada de turnover, é a taxa de frequência de admissões e demissões. Além do custo financeiro, uma alta rotatividade atrapalha a continuidade do trabalho, afetando a produtividade e a comunicação entre a equipe.

Ter funcionários satisfeitos com suas funções diminui consideravelmente as chances de eles deixarem a organização para procurar uma recolocação no mercado. Além disso, com uma boa observação e análise de perfil por parte do RH, as suas contratações serão mais certeiras.

Contratos mais longos fortalecem a equipe!

Como aplicar a gestão humanizada nas empresas

Há muitas formas de aplicar a gestão humanizada nas empresas. Se você leu o tópico sobre os pilares da gestão, certamente já tem ideia de por onde começar. Mas além daqueles, você pode utilizar algumas dicas práticas durante a implementação.

Você pode começar implementando, por exemplo, uma política de incentivos e benefícios, para garantir que os funcionários não se sintam menosprezados e recebam o valor compatível à função que exercem.

Outra forma de manter um funcionário satisfeito é fazendo uma divisão justa das demandas. Funcionários sobrecarregados tendem a ter quedas de rendimento. Além disso, para o funcionário, descobrir que o colega não é tão exigido é sempre um motivo de desconforto e conflitos.

Por fim, é preciso estabelecer uma cultura de feedbacks. Lembra o que falei sobre comunicação? É importante também não levar toda crítica para o lado pessoal, entenda como uma oportunidade de crescimento.

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