Gestão de empresas: 5 motivos por que as empresas fecham
Você sabia que, segundo o SEBRAE, o índice de empresas que fecham antes mesmo de completar dois anos passa dos 20%? Abrir o seu próprio empreendimento pode ser bem arriscado por conta das variáveis externas, mas as decisões internas não ficam para trás.
Isso quer dizer que, além de estar de olho nas tendências do mercado, é importante ficar atento para a gestão de empresas, buscando um ambiente equilibrado e pronto para o crescimento.
Existem muitos motivos que levam ao fechamento de empresas precocemente, mas neste artigo vou apresentar os cinco principais. Desde descontroles financeiros, até erros na montagem da equipe e a falta de planejamento.
Boa leitura!
Descontrole na aplicação dos recursos financeiros
Como muitos já sabem, o principal motivo sempre está relacionado aos recursos financeiros. A falta de organização da empresa pode levar ao caos, misturando finanças pessoais com profissionais e esquecendo de registrar gastos desnecessários.
O fechamento de empresas acontece principalmente entre os empreendedores de primeira viagem, que centralizam todos os processos da empresa e não conseguem se organizar e dar conta de tudo.
Nada que a delegação de tarefas e uma boa organização não resolva.
Falta de planejamento
E já que mencionamos a organização, a falta de um planejamento, que agregue não apenas as demandas diárias da empresa, mas também os objetivos e metas para o futuro, é um dos principais erros que o mantém estagnado.
Se você não sabe para onde pretende ir, como saberá o que precisa fazer para chegar até lá? Sem metas e objetivos claros, você acaba abraçando qualquer resultado como sendo satisfatório, mas nem sempre esses resultados garantem o dia de amanhã.
Não enxergar a longo prazo
Seguindo o raciocínio do tópico anterior, pensar no futuro demanda, além do estabelecimento de metas e objetivos, a compreensão do que se precisa sacrificar e do que precisa ser investido.
Todos os projetos devem ser pensados a longo prazo, a falta de um planejamento pode te deixar cego enquanto a isso.
Montagem da equipe
Se você tem colaboradores, então é essencial que cada um deles agregue para o time como um todo. Se seus funcionários não forem escolhidos a dedo, pensando em como cada perfil comportamental irá se sair no ambiente construído dentro da empresa, você naturalmente terá de lidar com um alto índice de turnover, sobrecarga de trabalho por não confiar e delegar, e é claro, uma baixa produtividade.
Lembre-se também que é sua responsabilidade, enquanto líder da empresa, incentivar e abrir oportunidade para o crescimento de cada colaborador.
Falta de paixão
Por último, sei que muitos empreendimentos são criados a partir da necessidade, mas um negócio que não lhe traga satisfação de fato não deve ocupar muito do seu tempo.
Dificilmente alguém consegue se doar por inteiro para algum projeto no qual não tem paixão nenhuma. Não basta ter uma boa ideia, é preciso ter vocação. Então considere ir atrás do autoconhecimento para entender o que lhe faz feliz.
Ao longo do texto você provavelmente percebeu que esses cinco tópicos são complementares entre si. Todos eles se encontram no problema principal: falta de uma boa gestão da empresa. Ainda que você seja especialista na sua área de atuação, estar a frente de uma empresa demanda um certo conhecimento em gestão de empresas.
Isso não significa que você deve jogar a toalha. Pelo contrário, significa que você deve continuar tentando, buscando meios de qualificação que facilitem esse processo. O meu Programa Controle 360º se aplica tanto a pessoas individualmente, quanto à organização como um todo. Não deixe de conferir clicando aqui.
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