Tudy Vieira

Viva integralmente com técnicas de desenvolvimento pessoal

Viva integralmente com técnicas de desenvolvimento pessoal

Você já se perguntou o que faz a diferença na hora da busca por seus objetivos?

Como você espera passar no vestibular, mudar de emprego, ser promovido, criar e manter uma família harmoniosa, manter uma vida fitness, fazer aquela viagem dos sonhos, aprender uma nova língua? É simples: você não espera!

Você corre atrás. E correr atrás significa, em qualquer que seja o âmbito do seu objetivo, profissional ou pessoal, fazer concessões a nós mesmos. Não dá para esperar que as coisas caiam do céu.

Então, para a primeira pergunta deste artigo, existe uma resposta: dedicação e disciplina. Hoje vamos falar um pouquinho sobre algumas técnicas de desenvolvimento pessoal que vão te ajudar no seu dia a dia; saiba mais sobre esses conceitos.

Boa leitura!

O que é ter disciplina e dedicação

A disciplina e a dedicação são competências comportamentais que podem ser desenvolvidas e trabalhadas. São essenciais para todo ser humano que deseja uma boa vida profissional, acadêmica e pessoal.

Ter dedicação é se empenhar, depositando esforço contínuo, para terminar aquilo que você se propôs a fazer. Não adianta plantar sementes e esperar que outras pessoas reguem e cultivem por você. É sua responsabilidade se dedicar para conseguir colher.

Ter disciplina é conseguir manter o foco nas tarefas propostas, ou seja, não procrastinar. É importante porque sem planejamento e organização você não entende por onde começar, e portanto nunca chegará a um final.

Vamos criar um cenário: imagine um atleta a nível olímpico. Você diria que ele conseguiria chegar ao pódio sem uma rotina dedicada e disciplinada de treinos? Na hora da prova, só enxergamos os resultados, mas para que eles fossem atingidos o atleta provavelmente teve de fazer muitas concessões para manter um treinamento diário, sem interrupções ou desculpas.

Como ter mais disciplina e dedicação

Separei para você um plano de 6 passos para o desenvolvimento da disciplina e dedicação. Confira a seguir:

1. Reconheça que você não tem disciplina

Sim, o primeiro passo é reconhecer que você tem um problema de autodisciplina. A mudança começa pela mente; quando você entende que precisa mudar de comportamento e reconhece os benefícios que essa mudança irá lhe trazer, a prática se torna mais fácil.

2. Por que você não tem disciplina?

Você já se perguntou o que está causando esta perda de organização e comprometimento? Está na hora de avaliar o seu dia a dia e entender o que lhe tira a concentração, em quais momentos e por quê.

Sim, você deve se perguntar o por quê. Existe a possibilidade de o problema estar justamente na falta de objetivos. E este é um problema mais profundo; afinal, para que se dedicar a algo que você não gosta e não enxerga no seu futuro?

3. Defina bem os seus objetivos

E já que falamos em não ter um objetivo estimulante, fica claro a importância deste passo neste processo todo. Saber qual é o seu objetivo principal irá lhe ajudar a definir metas a curto, médio e longo prazo, e qual caminho você deve trilhar para alcançá-las.

4. Estabeleça Prazos

Depois que as suas metas estiverem definidas, o ideal é que você determine prazos para cumpri-las. Crie um calendário a ser seguido e determine que, no final do mês X, ou no final da semana X, você irá fazer uma análise dos resultados que você teve até ali.

Um prazo pode ser estabelecido para qualquer tipo de meta. Pode ser para entregas de tarefas, para livros lidos, para páginas escritas, etc.

5. Estabeleça horários

E para atingir os prazos definidos no tópico anterior, você deve manter disciplina no número de horas “trabalhadas” diariamente, certo? Defina um horário para TUDO.

Que horas você irá acordar; que horas irão ser os seus intervalos; que horas irá almoçar; que horas você irá dormir; etc.

O principal desafio para ter mais disciplina é respeitar esses horários. É preciso entender que tem hora para trabalhar e hora para descansar, e esses dois não podem se misturar.

6. Administre e priorize tarefas

Lembra do calendário de prazos no passo 4? Agora você irá incrementar esse calendário adicionando informações sobre as tarefas que precisam ser realizadas. Quais são as mais urgentes, quais causam mais impacto e quais exigem mais esforço.

Com isso, você saberá fazer um levantamento de priorização de tarefas. Priorize aquelas que são mais urgentes e causam mais impacto. Aquelas que não são urgentes e exigem muito esforço podem ser divididas em etapas que você irá fazer ao passar do tempo.

Técnicas de desenvolvimento pessoal para ter mais disciplina e dedicação

As técnicas de desenvolvimento pessoal auxiliam as pessoas na base da questão. Elas procuram identificar as razões para que você não consiga se autodisciplinar, entendê-las e eliminá-las.

Por exemplo, pessoas que na infância nunca foram disciplinadas, podem apresentar essas dificuldades na vida adulta. Mesmo que a pessoa entenda a necessidade de se autodisciplinar, pelo fato de ela não ter recebido a orientação adequada durante a formação, ela não saberá como agir agora.

Neste sentido, o desenvolvimento pessoal trabalha para desenvolver as habilidades e características que faltam, eliminando crenças e comportamentos. Esta conscientização amplia a visão do mundo e de si mesmo; você se torna capaz de driblar obstáculos e utilizar as suas melhores qualidades a seu favor.

Ter disciplina e ser dedicado não é uma limitação de liberdade, pelo contrário, a partir do momento que você aprende a usar esses atributos em todos os âmbitos da vida, qualquer processo se torna mais fácil. Você toma as rédeas de sua vida e consegue aproveitar melhor o tempo.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira