Tudy Vieira

Não faça de seu relacionamento um campo de batalha

Não faça de seu relacionamento um campo de batalha

A arte de se relacionar bem é um desafio, mas vale a pena!

Você já deve ter ouvido falar que o amor supera e suporta tudo. Mas sabemos que na prática não funciona bem assim.

A arte de se relacionar bem com a pessoa amada não é para qualquer um. Para construir um relacionamento saudável e harmônico é necessário investir tempo e muita energia, porque o amor por si só não consegue suportar todos os obstáculos que surgem no meio do caminho.

Você conhece alguém que terminou um relacionamento mesmo amando a outra pessoa? Muito provavelmente sim. Então, essa é a evidência de que o amor por si só não sustenta uma relação.

É muito comum encontrarmos parceiros que se amam, na defensiva, sempre prontos para o ataque e o contra-ataque, medindo forças, lutando por defender suas razões individuais, muitas vezes, por questões até banais, totalmente fechados para o ponto de vista do outro.

Dessa forma, mesmo que haja amor, os relacionamentos viram uma batalha difícil de sustentar. Então, separei algumas dicas para construção de um relacionamento saudável.

Ajustar sua percepção sobre o outro

Para avaliarem se estão com as percepções alinhadas sobre o(a) parceiro(a), cada um pode fazer uma lista das preferências, valores, qualidades, objetivos e desafios do outro e reservar um tempinho para uma conversa franca em que vão compartilhar essa lista e atualizar, se for o caso. Muitas descobertas podem sair daí!

Cultivar a amizade e admiração

Mesmo com a correria do cotidiano, é importante manter rituais de cumprimentos e despedidas ao chegar e sair de casa, separar um tempo ao final do dia para compartilharem seus desafios diários, manter as demonstrações de afeto como beijos, abraços, afagos, carinho e até promover encontros semanais mais elaborados, em que haja uma preparação para estar com o outro, assim como havia no início do relacionamento.

Reforçar e demonstrar carinho

Sempre que o outro demonstrar carinho e afeto, não deixe de elogiar para que ele(a) perceba que foi uma atitude positiva e sinta-se com motivação para repetir tal atitude. Da mesma forma, avalie as situações em que você deveria ter demonstrado mais afeto, atenha-se para fazer de uma próxima vez.

Tirar o foco do problema

Preste atenção naquele conflito permanente entre vocês. Reflita quais os pontos que são tão importantes para cada um que os levam a se apegar veementemente a suas opiniões, sem concessões. Conversem e tentem uma negociação em que cada um ceda um pouco para chegarem a uma solução que atenda a ambos. Dessa forma, o foco sai do problema e vai para a solução.

Construir um futuro ideal juntos

Defina os três objetivos do casal mais importantes no momento. Avaliem o que vocês estão fazendo para alcançar esses objetivos e tracem um plano de ação para alcançarem esses objetivos. Além disso, identifiquem qual o principal sonho de vocês e vejam o que vocês podem fazer a partir de agora para realizarem esse sonho.

Ajustando a percepção sobre o outro, cultivando a amizade e admiração, demonstrando afeto, tirando o foco do problema e construindo um futuro ideal juntos, vocês têm tudo para viver uma relação saudável, harmoniosa e prazerosa. Nunca disse que seria fácil, desde o início falei que seria necessário investimento de tempo e energia.

A arte de se relacionar bem é realmente um desafio, mas digo que vale a pena!

Tudy Vieira

falecom@tudyvieira.com.br

63 3225-7535 / 63 98442-2766