Credibilidade: questão de sobrevivência no mercado de trabalho
Credibilidade: questão de sobrevivência no mercado de trabalho
A importância da credibilidade para o sucesso nas relações profissionais e das organizações
A competitividade no mundo corporativo é acirrada. E para sair à frente, muitas empresas investem no empreendedorismo, na tecnologia, na inovação, na qualidade dos seus produtos e no atendimento. E pessoas investem em capacitação, mas há um ponto crucial que pode jogar ladeira abaixo todo esse investimento. Estou falando da credibilidade.
A credibilidade sempre foi essencial não só no mundo corporativo, mas também nos relacionamentos interpessoais e no mundo corporativo, ganha uma importância ainda maior. Qualquer que seja o negócio ou a carreira é necessário ter essa característica para ter um negócio ou uma vida profissional bem-sucedida.
Alguns profissionais acabam se frustrando por não terem os resultados esperados, mas a raiz do problema está na falta desse elemento fundamental. Para ter credibilidade é necessário ter valores básicos como pontualidade, honestidade e transparência nas relações. Isso vale para pessoas e organizações.
Sem esses pontos primários, dificilmente uma empresa se manterá no mercado e profissionais serão bem-sucedidos em seus cargos. É importante ressaltar que a falta de coerência é um fator que afeta diretamente a confiabilidade das relações. Falar ou prometer algo e agir de forma totalmente contrária corresponde ao verdadeiro “suicídio” profissional ou organizacional.
A credibilidade, portanto, só se mantém quando conquistada pela confiança. Quando perdida, é necessário um investimento muito alto e muita energia dispensada para reconquistar novamente esse atributo. Além de todos os investimentos em tecnologia, inovação, capacitação, qualidade dos produtos e atendimentos, investir em gerar credibilidade é um caminho eficaz em direção aos objetivos propostos e ao sucesso almejado.