Tudy Vieira

5 dicas para montar uma equipe e aumentar a produtividade

5 dicas para montar uma equipe e aumentar a produtividade

Vivemos na era da informação, do conhecimento e do entretenimento em mãos. Isso significa que o papel da gestão empresarial está cada vez mais complexo. Como manter seus funcionários motivados e engajados com o trabalho quando existem mil e uma possibilidades mundo afora?

E mais, como chamar a atenção de novos talentos quando estes buscam muito mais do que apenas ganhar bem? O perfil do novo profissional é de um idealizador; eles procuram se sentir realizados e deixar um legado na empresa em que trabalham.

Eu conheço algumas soluções para as questões aqui apresentadas. Continue comigo e saiba como aumentar e melhorar a produtividade da empresa com 5 dicas de gestão empresarial.

Atraindo novos talentos

Antes de qualquer coisa, você precisa montar uma equipe de qualidade. Para tanto, simplesmente anunciar a vaga e fazer breves testes e entrevistas já não são suficientes. Como citei inicialmente, o novo profissional busca se sentir realizado, então mais do que apresentar uma vaga de emprego, você precisa apresentar um propósito que faça sentido para a vida de seus candidatos.

É claro que para isso dar certo, você precisa conhecer a sua empresa, entender seus diferenciais e ter bem claras as suas metas e objetivos.

Desta forma, você irá montar um funil de atratividade, para resgatar os melhores profissionais da sua área. Para este processo, tenho algumas dicas:

1. Não seja chato; um anúncio careta não vai atrair os funcionários que buscam mais do que apenas um salário mensal.

2. Use as redes sociais adequadamente; as informações da vaga, como salário e benefícios, você deixa para os sites propícios a isso. Nas suas redes você deve apresentar a sua empresa, apresentar porque alguém deve considerar trabalhar com você.

3. Tenha um RH especializado e atuante; não entender o verdadeiro papel do RH é um dos grandes motivos para um alto índice de turnover.

4. Trabalhe o onboarding; alinhe os potenciais funcionários com as expectativas da empresa desde o primeiro momento. Apresente a história e os objetivos do empreendimento e faça uma integração bem planejada.

5. TENHA UMA CAUSA; o item mais importante até aqui! Se os novos talentos buscam trabalhar por algo maior, mostre porque a sua empresa é um diferencial no mercado. Mas seja coerente, de nada adianta ter uma causa “da boca para fora”.

 

Por fim, é claro que as pessoas também querem ganhar dinheiro e ter uma vida tranquila, a questão é que um salário toda empresa oferece.

Você, gestor, enxerga propósito no que faz?

Dicas de gestão empresarial para aumentar a produtividade da equipe

Garanta que todos trabalhem pelos mesmo objetivos

Acima falamos sobre a empresa ter um propósito certo? Todos devem estar de acordo com ele, todos devem saber pelo o que estão trabalhando, quais são as metas a serem buscadas e os objetivos a serem alcançados.

A partir disso, cada colaborador pode, e deve, estabelecer metas pessoais, mas elas devem estar de acordo com as metas coletivas.

Para alcançar mais rápido o ponto de chegada, todos devem estar remando na mesma direção. No meu workshop, C.O.B.A.M, trabalhamos este processo com toda a equipe reunida.

Compartilhe informações, novidades e conquistas

Se os objetivos são de todos, então os resultados também são. Nada de deixar as escondidas as novidades.

Mostre que todos os colaboradores fazem parte do processo e portanto possuem espaço na tomada de decisões.

Busque soluções práticas

Se você quer um time alinhado e produtivo, você não pode estabelecer processos burocráticos. Eles são cansativos e podem criar falhas na comunicação.

É essencial que as soluções sejam as mais práticas possíveis. Por exemplo, ao invés de interromper a produtividade de algum colaborador, você pode marcar com antecedência reuniões e já deixar claro qual o objetivo dela.

Desta forma, todos irão para o encontro já sabendo como podem contribuir.

Permita que todos conheçam o status de cada atividade

Este item pode ser um pouco controverso, mas é importante que o time entenda em que ponto está o cumprimento das metas, o que falta e como cada um pode ajudar.

Além disso, neste momento, a empatia e o trabalho em equipe devem reinar.

Ofereça feedbacks constantes

Outro tópico muito relevante e mencionado por aqui no blog é a cultura de feedbacks. Os feedbacks podem ser tanto construtivos quanto positivos, mas é importante que eles existam.

Ninguém gosta de sentir que está atirando no escuro. Quando o seu funcionário não recebe feedbacks ele costuma ter a autoestima abalada e nas próximas tarefas sentirá receio e, consequentemente, a produtividade irá cair.

Em resumo, se você sente que faltam talentos ou que a produtividade da sua equipe está em baixa, muito provavelmente o grande problema está na comunicação interna da empresa. É fundamental que a equipe se encaixe na cultura da empresa!

 

Não deixe de conferir minhas soluções para líderes e suas equipes!

Antes de ir, deixe seu feedback nos comentários, a sua opinião é muito importante! Para não perder nenhuma novidade do blog, me siga nas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira